Ervas Medicinais

Ervas Plantas e Frutos Medicinais

 





Alcachofras – Plantas Medicinais

As alcachofras têm uma ótima atuação nas doenças funcionais e orgânicas do fígado, e uma das plantas medicinais de grande importância para a saúde.


Alcachofras

Com o nome de alcachofras designem-se as cabecinhas floridas verdes e ainda incompletamente desenvolvidas de uma espécie de cardo [ Cynara cardunculus L. ssp. Scollymus], pertence à família das compostas, que se cultiva em toda a bacia do Mediterrâneo, mas especialmente na Espanha e na França.

Sem nenhuma dúvida que os povos do mediterrâneo na que lês tempos já usavam como alimento esta planta medicinal em seu estado silvestre, devido suas qualidades nutricionais e às suas brácteas e seus receptáculos carnudos.



Alcachofra composição e propriedades:



As substâncias encontradas nas cabecinhas da alcachofra, foram, açúcares, inulina, fermentos inulase, como também o tanino, e invertase e coalho. Entre as vitaminas encontram-se em 100g de substância fresca:300U.I. de vitamina A, 120g de vitamina B1, 30g de B2, e 10mg de C. Sendo o conteúdo de minerais bastante semelhante o de outras verduras, embora seja bem superior o conteúdo do potássio, do cálcio, e também do magnésio e, sobretudo, de manganês, que atinge 20 mg%, percentagem esta que não é igualada por nenhuma outra fruta ou legume.



O conteúdo em princípios imediatos e em calorias não é muito alto, especialmente em proteínas [3%], gorduras [11%], água [82%]; 100g de alcachofras frescas dão umas 50 calorias.



O significado terapêutico das alcachofras:



O significado terapêutico das alcachofras e muito antigo. Já  na idade média, se conhecia a sua atuação na formação da bílis.

No século quatorze realizaram-se numerosas investigações sistemáticas sobre o extrato de alcachofra, que deram os seguintes resultados principais: o extrato completo de alcachofra fresco atua especialmente para regular diversas funções hepáticas, sobretudo a formação de biles [colerético] e as funções antitóxicas.

Além disso também regula e facilita a saída da biles [ colagogo] e ajuda nas alterações originadas por estases hepáticas, como pressão e dor no ventre, vômitos, enjoos, flatulência, vertigens, alterações intestinais [diarreia, prisão de ventre, atonia] e prurido retal.

A alcachofra que também exerce ação reguladora nos rins, com maior eliminação de água e de outras substâncias de refugo.

Outros ensaios também demonstraram que as alcachofras produzem um aumento dos ásteres da colentina no sangue, ao passo que diminuem as colesterinas livres mobilizando-as dos tecidos e acelerando a sua excreção, e exercendo, como consequência desta ação, um afeito protetor contra a arteriosclerose.



Emprego das alcachofras na dieta:

As alcachofras empregadas na dieta são bem recomendadas contra as doenças funcionais e orgânicas do fígado, vesícula biliar, colédoco e em todas as doenças dos órgãos do aparelho digestivo.

Também são de grande utilidade na alteração do metabolismo originadas por enfraquecimento ou insuficiência das funções renais.

Com um alto teor de manganês que contem nas alcachofras são boas na utilização dietética. As alcachofras podem ser muito úteis quando necessária for em uma ativação dos fermentos, nas alterações do nosso metabolismo celular e também nos sintomas de deficiência da vitamina B.

As alcachofras devem serem utilizar-se também em sucos frescos, como também em infusão e também preparadas e usadas como saladas como legumes.


            Continue Lendo           


          Erva Cidreira E Açafrão             




Post a Comment

Postagem Anterior Pr�xima Postagem